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O diafragma do pistonete é um item importante para garantir o funcionamento correto de motores de motocicletas, promovendo a distribuição do combustível necessário à manutenção do motor em atividade.
Para entender melhor a ação do diafragma do pistonete, é preciso entender como se dá o funcionamento das partes envolvidas na alimentação de combustível ao motor.
Funcionamento do carburador
Nas motos, ao dar partida ou parar num semáforo, por exemplo, o motor mantém o funcionamento em marcha lenta com a ação do carburador que fornece o mínimo necessário de combustível para que o motor não morra.
Ao acelerar, para então dar início à movimentação do veículo, o pistonete sobe e com ele, a agulha, abrindo o venturi, que permite a passagem de mais combustível. Para atingir mais velocidade, aciona-se com maior pressão o acelerador, que promove a subida completa do pistonete e da agulha, permitindo que todo o ar passe pelo venturi e o combustível flua pelo gligê principal.
Funcionamento do carburador CV
Apesar de ter ação parecida, os carburadores CV (Constant Velocity) permitem emissões mais controladas do combustível.
É aí que entra a ação do diafragma do pistonete, que fica localizado sobre o pistonete e uma borboleta ligada ao cabo do acelerador.
Quando a borboleta abre, forma-se vácuo sobre o diafragma do pistonete, fazendo com que ele suba o pistonete e assim se permita a aceleração. Nesse sistema, uma mola regula a força do vácuo que é preciso para elevar o diafragma do pistonete, de acordo com a posição da borboleta.
Assim, a aceleração é promovida pela manutenção de uma velocidade constante do ar no venturi, o que garante que o motor nunca morra ao acelerar.
Comprar diafragma do pistonete
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